28 março 2006

O "Eduquês" em discurso directo


:: Uma crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista

Livro escrito por Nuno Crato, professor no ISEG (Lisboa) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, o qual lança uma crítica a "conceitos que têm dominado a pseudopedagogia do laxismo e da irresponsabilidade", tais como, aprender a aprender, ensino centrado no aluno, aprendizagem em contexto.

Conceitos que se integram na abordagem construtivista, os quais revelam "ideias nocivas", segundo o autor.

Como tal, as críticas são ilustradas com diversas citações de responsáveis pela política educativa e de teóricos da pedagogia "em confronto" com referências críticas da psicologia e da pedagogia.

Sugiro a sua leitura a todos os interessados e envolvidos no ensino. Reflictam e exponham o vosso ponto de vista.

Apesar de determinados conceitos e pressupostos da abordagem construtivista serem, por vezes, exageradamente evocados e inadequadamente, atribuindo-lhes sentidos e significados distantes do real, descontextualizados, vagos... também é certo que algumas das citações referidas e "invalidadas" no livro encontram-se descontextualizadas, sendo-lhes atribuído outro sentido e significado, pois apenas parte do discurso de determinados autores é evocado, sendo julgado valendo por si só.
São autores e discursos que conheço e, por isso mesmo, identifiquei tal desfasamento.

Concordo, sim, com o facto da abordagem construtivista ser relativizada, referida sem limites nem fundamento em diversos discursos educativos, sem que seja interpretada,

aplicada coerente a cada situação e objectivos educativos, através da sua especificação e operacionalização. É referida apenas porque sim; porque se fala. É o papel activo do aluno sem especificar o que se entende por isso, tal como, o aluno constrói o seu conhecimento: como?


Quanto ao ensino da matemática, especificamente, e o ensino em geral, concordo que é fundamental a transmissão de conhecimentos básicos e "feitos", o treino (repetição) e a memorização de determinados processos, fundamentais no processo de aprendizagem: assimilação e acomodação (Piaget). Para existir aprendizagem é necessário a aquisição, retenção, compreensão...

Boas leituras

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