13 fevereiro 2006

O prazer de ler: ler palavras ou ler o mundo?


"O prazer de ler é uma herança de valor inquestionável que poderemos receber na infância. Na idade adulta, a leitura pode contribuir de forma marcante para transformar tempos aborrecidos e vazios em momentos de prazer e acalmia interior. Ler é uma forma de lidar eficazmente com o aborrecimento e a solidão.

O gosto pela leitura desenvolve-se precocemente, existindo diferentes estratégias para o estimular junto das crianças. Antes da criança nascer podemos ler histórias ao feto. Após o nascimento é importantíssimo que as crianças tenham contacto com o material impresso - manusear livros e contactar com estes desde muito cedo é uma boa estratégia para ir desenvolvendo o gosto pela leitura nas crianças.

A leitura de histórias é outra excelente estratégia: a criança deve ser sentada no colo do adultos de forma a visualizar as palavras e imagens dos livros. Assim, vai adquirindo a noção de palavra e do modo como a escrita se estrutura, e simultaneamente vai associar a leitura a um acto de prazer.

Antes da criança entrar no 1º ciclo, o adulto pode construir livros com as crianças, por exemplo, através de simples colagens de imagens ou fotografias que contem uma história, imaginada pela criança.

Através da leitura todos nós crescemos, aprendemos, olhamos e conhecemos o mundo, fantasiamos e desenvolvemos estratégias de expressão e comunicação (oral e escrita) das nossas opiniões, emoções, sentimentos e pensamentos.

A aprendizagem da leitura não se reduz a uma técnica. É muito mais do que isso. O ser humano só aprende valorizando a sua experiência, por isso é importante que as crianças aprendam a ler através de situações e estratégias que lhes dêem prazer e se articulem com as suas experiências no dia-a-dia.

O desafio que vos deixo é que os livros façam parte da vossa lista de presentes para as crianças, que saboreiem o prazer de ler sobre aquilo que vos interessa, e... não leiam as palavras mas sim o Mundo!"


Artigo escrito em Janeiro de 2006 para o Correio dos Milagres,
Joana Viana

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial