20 fevereiro 2006

Não reprimam as crianças...


"Certo dia estavam duas crianças a patinar em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo quebrou-se e uma das crianças caiu na água. A outra criança, com o seu amiguinho a afogar-se debaixo do gelo, pegou numa pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar o amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que tinha acontecido, perguntaram ao menino:
- Como é que conseguiste fazer isso? É impossível que tenhas quebrado o gelo com essa pedra e as tuas mãos tão pequenas!

Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:
- Como?

O ancião respondeu:
- Não havia ninguém em redor para dizer-lhe que ele não seria capaz."


Albert Einstein

13 fevereiro 2006

O prazer de ler: ler palavras ou ler o mundo?


"O prazer de ler é uma herança de valor inquestionável que poderemos receber na infância. Na idade adulta, a leitura pode contribuir de forma marcante para transformar tempos aborrecidos e vazios em momentos de prazer e acalmia interior. Ler é uma forma de lidar eficazmente com o aborrecimento e a solidão.

O gosto pela leitura desenvolve-se precocemente, existindo diferentes estratégias para o estimular junto das crianças. Antes da criança nascer podemos ler histórias ao feto. Após o nascimento é importantíssimo que as crianças tenham contacto com o material impresso - manusear livros e contactar com estes desde muito cedo é uma boa estratégia para ir desenvolvendo o gosto pela leitura nas crianças.

A leitura de histórias é outra excelente estratégia: a criança deve ser sentada no colo do adultos de forma a visualizar as palavras e imagens dos livros. Assim, vai adquirindo a noção de palavra e do modo como a escrita se estrutura, e simultaneamente vai associar a leitura a um acto de prazer.

Antes da criança entrar no 1º ciclo, o adulto pode construir livros com as crianças, por exemplo, através de simples colagens de imagens ou fotografias que contem uma história, imaginada pela criança.

Através da leitura todos nós crescemos, aprendemos, olhamos e conhecemos o mundo, fantasiamos e desenvolvemos estratégias de expressão e comunicação (oral e escrita) das nossas opiniões, emoções, sentimentos e pensamentos.

A aprendizagem da leitura não se reduz a uma técnica. É muito mais do que isso. O ser humano só aprende valorizando a sua experiência, por isso é importante que as crianças aprendam a ler através de situações e estratégias que lhes dêem prazer e se articulem com as suas experiências no dia-a-dia.

O desafio que vos deixo é que os livros façam parte da vossa lista de presentes para as crianças, que saboreiem o prazer de ler sobre aquilo que vos interessa, e... não leiam as palavras mas sim o Mundo!"


Artigo escrito em Janeiro de 2006 para o Correio dos Milagres,
Joana Viana

10 fevereiro 2006

Endereço de e-mail para todos!


Desde o dia 3 de fevereiro todos os adultos do projecto TecLAR têm o seu endereço de e-mail! Foi fantástico começarem a enviar mensagens uns aos outros e, principalmente, aos filhos, netos, outros familiares e amigos. Adoraram! Especialmente porque alguns deles obtiveram respostas quase imediatas dos familiares que estão distantes geograficamente!

Mesmo as pesquisas livres na internet sobre as suas curiosidades e interesses têm corrido muito bem. É um novo mundo que estão a descobrir, ficando maravilhados.

O meu desafio para hoje é colocá-los a experimentarem o Messenger, sobre o qual têm muita curiosidade por ouvirem falar sobre isso... Vamos ver como reagem.