23 novembro 2005

Estágio IST: Portal e-escola


Hoje quero explicar em que consiste o meu outro estágio!
Sim, além do estágio à frente do Projecto TecLAR, estou a estagiar no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, especificamente no GAEL (Gabinete de Apoio à Produção de conteúdos em e-learning).
O que estou a fazer?
Bem, um dos seus projectos, da Universidade Técnica de Lisboa, é o Portal e-escola. Este portal é destinado a alunos e professores do ensino secundário, alunos dos 1ºs anos do ensino superior, investigadores e outros interessados pela ciência, visto que aborda especialmente as áreas de biologia, química, física e matemática.
Este é um projecto que existe desde 2001, e o portal está online desde 2002. No entanto, a interface e arquitectura do portal foi toda restruturada, os conteúdos, a usabilidades, etc. Criou-se um portal de raíz, tentando agora seguir princípios pedagógicos e de eLearning..

Ou seja, o meu estágio consiste na elaboração e aplicação de um modelo pedagógico ao nível da estruturação dos conteúdos, que já está definido. No entanto, linearmente o modelo só começará a ser aplicado a partir de Janeiro, visto que dia 20 de Dezembro é o lançamento do novo portal!!

Os conteúdos já sofreram grandes transformações e adaptações à web, mas ainda muito têm de ser reformulados!
O meu trabalho está a ser esse:
- analisar os conteúdos já produzidos e sugerir as devidas alterações, segundo o modelo pedagógico (para isso não é necessário ter conhecimentos em termos científicos relativamente aos conteúdos)
- adequar os novos conteúdos produzidos ao modelo proposto, ou mesmo tentar que os professores autores se esforcem por seguir minimamente esse modelo.

Os autores dos conteúdos são os professores universitários das áreas científicas em questão do Instituto Superior Técnico.
O modelo de estruturação dos conteúdos baseia-se essencialmente nos pressupostos do construtivismo, Papert, a noção da construção do conhecimento pelo utilizador do portal, de forma autónoma e autodirigida.
Como tal, os conteúdos deverão ser interactivos, implicar a interacção com o utilizador, estando pensados três momentos fundamentais para cada tópico de conteúdos:

- Aprender: fundamentação e explicação teórica de determinados conceitos, bem como exemplos através de animações
- Aplicar: exercícios e actividades para os alunos testarem os seus conhecimentos e auto-avaliarem-se
- Explorar: sugestões de recursos, fontes, outros tópicos do portal, endereços na web, fóruns de discussão.. que permitam ao utilizador aprofundarem os seus conhecimentos, tal como actividades e exercícios que impliquem a mobilização e transferências de conceitos / conhecimentos e aprendizagens de vários tópicos (do momento aprender).

Está prevista a entrada nos conteúdos por qualquer um destes momentos, conteúdos estes possíveis de aceder pelo seu nível de dificuldade (básico, intermédio, avançado), palavra-chave, título e data.

Um grande desafio..!!
Joana

P.S. Quando o portal for lançado eu deixo aqui o endereço. Até lá aguardem...

1 Comentários:

Às 30 novembro, 2005 08:45 , Blogger Cristina Costa disse...

Muito interessante mesmo. Que continues com todo esse entusiamo e força de vontade.
Aguardarei por mais noticías.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial