21 novembro 2005

Aprender (ou não) em conferências e Simpósios

Nas últimas semanas tenho participado nalgumas conferências ou simpósios, as quais apresento...

Ser Formador Hoje
Simpósio Público (4 Novembro 2005), FPCE-UL
Destacar a conferência de Pierre Caspar, Rui Canário, Belmiro Cabrito e Ângela Rodrigues

O Papel do formador e a formação actualmente implica muito mais do que o acto de formar. O formador é essencialmente um monitor, um tutor, um mestre, um decisor, político, consultor. Deverá lidar com a previsibilidade, improvisar, dando respostas formativas aos formandos e a situações específicas, ser criativo, ter intuição e racionalidade didáctica.
Formadores como "Construtores de sentido" e "Trabalhadores do saber" (Rui Canário).
Capazes de questionarem a realidade, a própria prática e criticarem-se a si próprios (Belmiro Cabrito).
Formar colocando os formandos em acção, autónomos e activos na construção do conhecimento, fazendo, mexendo, praticando, reflectindo, debatendo. Formar não é falar para os formandos ouvirem de modo passivo! Assim não há aprendizagem, apenas memorização!
A especificidade da Formação Pedagógica, seja inicial ou contínua, não é reflectir sobre o que vamos fazer nem sobre o que devemos fazer, mas sobre o que se faz (Houssaye, 1999) - Ângela Rodrigues.

Tendances vers la mondialisation et la diversification socio-culturelle des savoirs éducatifs
Conferência de Juergen Schriewer(11 Novembro 2005), FPCE-UL

Internacionalização dos saberes e matérias em Educação. Internacionalização (processo evolutivo, construções semânticas, sistema social) e Internacionalidade (referências internacionais): diferentes!

Externalizações. Estandardização de livros escolares, matérias, reformas curriculares.

Países diferenciados segundo as crenças culturais; tradição religiosa, política, histórica e linguística de cada sociedade, especificidades culturais, convergência das perspectivas intelectuais para o sistema mundial.

VII Simpósio Internacional de Informática Educativa
Escola Superior de Educação de Leiria - 16, 17 e 18 de Novembro 2005

Algumas passagens dos três dias...

"Se eu fosse computador...
... queria estar ligado à Internet para poder ter muitos jogos divertidos para as crianças jogarem e escreverem histórias bonitas, para fazerem desenhos e viajar por todo o mundo..." (Anita, 8 anos - 1998).
...queria que todos os meninos viessem fazer conceguinhas no meu teclado..." (Sara, 7 anos).

António Dias de Figueiredo - Ecologia da Aprendizagem
Conciliar conteúdos e contextos. Portfolios de Aprendizagem, Projecto, Contratos de aprendizagem, avaliação cruzada. www.dei.uc.pt/nadf/siie2005/slides.pdf

RIVED – Rede Internacional virtual de educação, para o melhoramento da aprendizagem nas ciências básicas, Brasil.
Projecto interessante, ao nível do ensino secundário e superior, nas áreas da matemática, física, química e biologia: co9nstrução de conceitos de aprendizagem com objectos de aprendizagem. Uma rede de recursos para professores e alunos, com simulações, vídeos, animações. Um projecto financiado pelo ME do Brasil, envolvendo várias universidades na produção de conteúdos, com orientadores pedagógicos, tecnológicos, alunos das licenciaturas em causa e da área da ciência da computação.
http://rived.proinfo.mec.gov.br/

Algumas informações podem ser consultadas em
http://www.siie05.esel.ipleiria.pt/

Joana Viana

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial