Algum tempo ausente...
... ausente quanto às mensagens publicadas aqui no blogue, mas não no estágio e na minha (cada vez mais estreita) ligação com a aprendizagem com tecnologias... voltei!
Os estágios estão a terminar... É hora de me dedicar à redacção do relatório de estágio! Colocar ordem nos pensamentos, reflectir sobre o tudo o que vivi, aprendi, experienciei, desenvolvi, conheci, senti! Leituras, escrita, computador, decisões, estrutura e organização...
No entanto, a disponibilidade ainda não permite adedicação ao relatório que anseio cada vez mais! Preciso de tempo e espaço para...
Até (pelo menos) ao fim do mês de maio continuarei ligada aos locais de estágio...
Em Leiria, no Projecto TecLAR o trabalho de cooperação e interacção entre crianças e idosos, no que toca às tecnologias, e não só, terminou... no sentido material! Os trabalhos construídos em conjunto foram apresentados na passada 2ª feira, dia 8 de Maio, na escola primária às crianças dos outros anos, às professoras e estagiárias. Sempre por crianças e idosos em sintonia! Foi um trabalho que "enriqueceu" crianças, idosos, professora, estagiárias, a mim.... todos os envolvidos! Foi muito gratificante e um estímulo para o desenvolvimento de outros projectos envolvendo os alunos e adultos da universidade da 3ª idade ou outros!
Para além disso, sinto-me muito satisfeita com o trabalho desenvolvido com os adultos no que se refere à sua evolução em termos de conhecimentos, apendizagens e fluência no que toca ao uso do computador e internet! Acredito que a partir de agora qualquer um deles conseguirá usar o computador e internet de forma autónoma, podendo auxiliar-se dos recursos de apoio que lhes forneci ou das dicas de familiares e amigos. Mas a iniciação neste mundo foi bem sucedida.
Por isso sinto-me feliz!
No entanto, o projecto ainda não terminou! Há ainda algumas sessões com os adultos na ESEL, e até vamos fazer um jantar em conjunto como forma de comemoração do caminho desenvolvido colaborativamente. E no dia mundial da criança teremos um espaço/atelier na "feira educativa" realizada na ESEL reservado para o projecto teclar, onde decorrerá a sua divulgação e apresentação pelas crianças e adultos os trabalhos realizados a todas as crianças das escolas primárias e jardins-de-infância de Leiria que normalmente participam.
Em Lisboa, no Técnico (projecto e-escola) estou quase a terminar a aplicação de diversas fases/metodologias para avaliação do portal, no intuito de obter dados sobre possíveis alterações a fazer no portal de acordo com a opinião de potenciais utilizadores: alunos do ensino secundário e alunos do ensino superior.
Este processo incluiu a realização de entrevistas colectivas com professores do ensino secundário e superior, tal como, com alunos dos dois níveis de ensino, observação de aulas com integração do e-escola nas suas actividades (ensino secundário e superior), questionários aos alunos que estiveram nas aulas, testes de usabilidade com alunos que não conheciam o portal e um questionário online.
Realizarei o relatório com a análise dos dados para o gabinete, com a síntese dos principais resultados e proposta de alteração/melhoria.
Aí sim poderei dedicar-me ao relatório de estágio!
Se bem que o estágio está concretizado, vivido e sentido... falta sistematizar de modo formal e sob a forma escrita.
A par destas vivências na próxima semana tenho uma nova experiência: dar uma aula prática ao 1º ano de Ciências da Educação, da disciplina de tecnologias educativas.
Entretanto, na semana passada estive presente na conferência realizada na Exponor sobre Repositórios de e-educação, sempre estimulante para novos desafios e aprendizagens.
Outros projectos e experiências se avizinham... Mas depois das férias bem merecidas após um ano de estágios intensivos
Joana